Pinacoteca Municipal

Rua Moraes Barros 233

Pinacoteca Municipal

Local/Obra de Arte

Visão geral

Sem votos

"http://semac.piracicaba.sp.gov.br/pinacoteca/?page_id=19
Pinacoteca
Instituição pública do município de Piracicaba, a Pinacoteca Municipal Miguel Dutra foi construída em 1968 com a finalidade de desenvolver múltiplas atividades relacionadas às artes visuais, como exposições, workshops, oficinas e afins. Como uma de suas principais funções regimentais, a Pinacoteca abriga, mantém e conserva o Acervo Artístico Municipal, composto por mais de 500 obras de respeitável valor artístico.

Miguel Dutra
O espaço leva o nome de seu patrono – Miguel Archanjo Benício D’Assumpção Dutra, artista de notável talento envolvido com pintura, escultura, arquitetura e música. Sua contribuição para a história artística da cidade iniciou uma verdadeira escola dentro do estilo realista. É considerado o criador local da pintura em cavalete – o primeiro pintor que aqui se instalou ao ar livre, para transpor para a tela impressões da paisagem local e do cotidiano de seus habitantes. Sua arte se prolongou pelas gerações seguintes, sendo sucedido nas artes pelo seu filho Joaquim Miguel Dutra, o grande pintor da Rua do Porto, e posteriormente seus netos Alípio, João e Archimedes, todos perpetuando na tela e no papel a época em que viveram.
Eventos Expressivos
A programação anual da Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra” estão os dois eventos oficiais das artes plásticas piracicabanas, o “Salão de Belas Artes” e “Salão de Arte Contemporânea”, de onde são dados os prêmios aquisitivos para a formação do Acervo Artístico Municipal. Em sua programação há ainda a “Mostra Almeida Junior”, promovida pela Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos, além de exposições individuais e coletivas de artistas convidados pela Secretaria da Ação Cultural, através da Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra” e seu Conselho Técnico e Consultivo.
SALÃO DE BELAS ARTES

Poucas cidades do Estado de São Paulo e mesmo do Brasil têm uma predisposição tão grande para as artes plásticas como Piracicaba. Desde 1952, a cidade realiza o Salão de Belas Artes.
Tudo isso só é possível graças ao investimento da Prefeitura em cultura, bem como do apoio e do patrocínio dos empresários de Piracicaba, que sempre contribuíram para o desenvolvimento cultural e social da cidade.
O Salão de Belas Artes representa a possibilidade real e democrática de o artista exibir seu trabalho e até mesmo ser premiado por ele. Isso não é pouco. Para um jovem artista, a simples seleção para um salão como o Belas Artes já representa um grande passo em sua carreira.
Além disso, os trabalhos selecionados e apresentados no Salão são escolhidos por Comissões de Seleção e Premiação de alto gabarito, que primam pelo respeito às manifestações artísticas figurativo-realistas, reunindo trabalhos de todo o país e oferecendo ao público uma mostra de excelente nível.
A trajetória do Salão de Belas Artes evidencia a importância do incentivo aos artistas nacionais e, principalmente, valoriza a memória de Piracicaba como município com movimentação ativa no mundo das artes.

ARTE CONTEMPORÂNEA
O Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba (SAC) tem como objetivo a reflexão sobre o momento artístico e é promovido pela Prefeitura do Município de Piracicaba através da Secretaria da Ação Cultural e da Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra”.
O primeiro salão de arte contemporânea de Piracicaba foi realizado de 13 a 27 de agosto de 1967 no CALQ (Centro Acadêmico Luiz de Queiroz). Era um incentivo à arte junto à classe estudantil. A amostra principal ficou restrita a artistas consagrados, que haviam participado do Salão Paulista de Arte Moderna e de bienais pelo mundo afora. A exposição contou com 198 obras, de 60 artistas selecionados.
ARTE / EDUCAÇÃO
A Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra”, por meio de convênio firmado pela Prefeitura Municipal de Piracicaba com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE, promove a realização de visitas orientadas, às exposições, de alunos da Rede Estadual de Ensino.
Essas visitas acontecem como parte do Programa “Cultura é Currículo”, projeto “Lugares de Aprender: A Escola Sai da Escola”, concebido pela equipe técnica da Gerência de Educação e Cultura, da Diretoria de Projetos Especiais da FDE, destinado aos educandos da Rede Estadual de Ensino. As visitas acontecem às terças e quintas feiras, às 10h00 e às 15h00, e contam com aproximadamente 40 alunos por visita.
MISP
O MISP – Museu da Imagem e do Som de Piracicaba – ainda se encontra em fase de concepção, estudos e projetos, desenvolvidos como parte integrante das atividades da Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra”.

Funções e atividades: Instituição cultural que abriga o acervo municipal, salões oficiais de belas artes e arte contemporânea, exposições com monitoramento, cursos de história da arte e pintura, palestras, oficinas e workshops.
Endereço: Rua Moraes Barros, 233
Telefone: (19) 3433-4930 / (19) 3402-9601
"

Location:

Javascript is required to view this map.

Comentários

Connections

Compare related sites, explore the related maps, find out about volunteering, how to get here and more. Soon, you will find ways to share this map here, too.

Getting Here

Every site using the same primary Icon on Open Green Map is automatically linked here. You can compare different approaches and solutions on this map and others around the world.
Related Sites Worldwide
Choose a connections category from the list on the left.

Multimedia

Pinacoteca Municipal

added by Interior SP - Brazil

flag

Impacts

No impacts have been left for this site yet - be the first!

Donate to GreenMaps