BIOFIX - Centro de Excelência em Pesquisas sobre Fixação Carbono na Biomassa

Av. Pref. Lothário Meissner, 900, Jardim Botânico
Telefone: 41-3360-4205, FAX: 41-3360-4231
Curitiba
80210-170

BIOFIX - Centro de Excelência em Pesquisas sobre Fixação Carbono na Biomassa

Local de Pesquisa Científica

Visão geral

DSC02297
Média: 5 (1 vote)

O Centro de Excelência em Pesquisas sobre Fixação Carbono na Biomassa: BIOFIX foi criado a Universidade Federal do Paraná, em convênio com a Petrobras S/A Petróleo Brasileiro, no âmbito da Rede Temática de Mudanças Climáticas, instituída para dar apoio científico às decisões estratégicas do país sobre o tema seqüestro de carbono na biomassa.

O Centro BIOFIX tem como alicerce a implantação de um laboratório de referência, de alcance nacional, para pesquisa avançada sobre fixação de carbono na biomassa, visando desenvolver tecnologias de plantio e manejo empregados nas atividades de florestamento e reflorestamento, com objetivo de recomendar formas sustentáveis de cultivo em larga escala para fins de seqüestro de dióxido de carbono da atmosfera e compensação das emissões advindas do consumo de combustíveis fósseis.

O laboratório está sendo construído no Campus II do Centro Politécnico, Jardim Botânico e compreende uma área de edificação de mais de 600 m2, com ambientes criados para análises de carbono em plantas, solos e em outros componentes dos ecossistemas florestais.

O Centro BIOFIX será a sede da Rede Nacional instituída para o desenvolvimento de pesquisas avançadas sobre a temática. A Rede coordenará projetos em várias universidades e instituições de pesquisa no país e gerenciará convênios importantes com vários parceiros internacionais.

A instituição do BIOFIX e da Rede Temática de Mudanças Climáticas na UFPR está proporcionando um novo patamar científico no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal. Através do Centro será desenvolvida uma nova linha de pesquisa específica sobre Seqüestro de Carbono em Ecossistemas Florestais, com ênfase às mudanças climáticas globais e regionais, alteração nos ecossistemas e impactos sobre a biodiversidade, espécies aptas para projetos de MDL e outros projetos de créditos de carbono e vários outros temas correlatos. Ênfase também será dada aos biocombustíveis e aos sistemas consorciados, incluindo ainda as florestas energéticas com espécies de rápido crescimento. Nessa nova linha de pesquisa estarão inseridos alunos de mestrado e doutorado de todo o país, que desenvolverão seus projetos focados num interesse comum e com forte articulação com seus colegas de outras instituições também apoiadas pela Rede.

Assim, as oportunidades que se abrem aos alunos de pós-graduação e também de graduação são muito grandes, inclusive com a ampliação da oferta de bolsas de estudo e de pesquisa, bastante escassas hoje em dia. O BIOFIX e a Rede oferecerão bolsas para diversos níveis e financiamento para projetos novos, pesquisas em áreas específicas e para participação em eventos e integração nacional e internacional.

Outro aporte importante ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal e também à graduação diz respeito à infra-estrutura laboratorial que será adicionada.

Novos ambientes de pesquisa e equipamentos de ponta o tornarão a referência nacional nessa temática. A eleição da UFPR-Floresta como sede d BIOFIX e da Rede se deve à tradição da instituição em formar recursos humanos de alto nível, preparados para enfrentar os novos desafios da pesquisa de ponta. Seguramente com essa nova etapa sendo iniciada, a instituição se credenciará a ser um dos centros mais importantes na formação de recursos humanos dedicados à questão das mudanças climáticas e do seqüestro de carbono no país e em todo o mundo.

A obra encontra-se em sua fase final de construção.

Para mais informações acesse: http://www.floresta.ufpr.br/pos-graduacao/projetos/Projetos%20de%20pesqu...

Part of a community map.

Location:

Javascript is required to view this map.

Comentários

Connections

Compare related sites, explore the related maps, find out about volunteering, how to get here and more. Soon, you will find ways to share this map here, too.

Getting Here

Every site using the same primary Icon on Open Green Map is automatically linked here. You can compare different approaches and solutions on this map and others around the world.
Related Sites Worldwide
Choose a connections category from the list on the left.

Multimedia

DSC02297

image added by Curitiba Brasil

Impacts

No impacts have been left for this site yet - be the first!

Donate to GreenMaps