Mercado Municipal de Curitiba

Av. Sete de Setembro, 1865
Curitiba
80061-980

Mercado Municipal de Curitiba

Feira de Produtores/Feira LocalAlimentos Orgânicos/Locais

Visão geral

Mercado Municipal, Curitiba / Pr.
Média: 5 (1 vote)

O abastecimento alimentar sempre foi problemático para os governantes de Curitiba. No início do século 19, a valorização da erva-mate no mercado internacional agravou a situação por causa do aumento do número de engenhos e a decorrente redução de agricultores que cultivavam os alimentos básicos. Ao mesmo tempo em que a economia e o comércio urbano se expandiam, a população sentia os reflexos da carestia de gêneros alimentícios.
Enquanto os engenhos de mate se espalhavam na região onde hoje se situa o bairro Rebouças, os proprietários, conhecidos como "barões do mate", e que enriqueceram às custas da erva colhida e processada, e depois exportada para várias partes do Brasil e até do mundo, construíram palacetes cada vez mais sofisticados, e tomaram conta do atual bairro do Batel. O acesso era feito pela antiga Estrada do Matto Grosso, a atual Rua Comendador Araújo.
A primeira proposta para a construção de um mercado público para vender frutas e verduras foi feita por volta de 1820. Também se definiu que a carne seria vendida somente nos açougues públicos, cabendo à Câmara Municipal fazer o regulamento e escolher o local. Mas, ao invés da construção de um novo mercado, foram comprados vários imóveis - as casinhas" -, localizadas perto do pátio da Matriz (na atual Rua Saldanha Marinho), e arrendadas aos permissionários. Perto dali estava o açougue, regulamentado pela Câmara.

0 55 41 33633764

Location:

Javascript is required to view this map.

Comments (2)

Connections

Compare related sites, explore the related maps, find out about volunteering, how to get here and more. Soon, you will find ways to share this map here, too.

Getting Here

Contacts

Every site using the same primary Icon on Open Green Map is automatically linked here. You can compare different approaches and solutions on this map and others around the world.
Related Sites Worldwide
Choose a connections category from the list on the left.

Multimedia

See video

denimoraes

video added by Curitiba Brasil

Impacts

Vera Lucia maio 2010 "Ponto turistico"
Donate to GreenMaps