Reserva Extrativista do Pirajubaé

Rod. SC 401
Carianos
Florianopolis
SC

Reserva Extrativista do Pirajubaé

Habitat Protegido/CultivadoHabitat ImportanteFlorestas/Plantas NativasHabitat CosteiroHabitat AquáticoLocal de Observação de Pássaros e Outras Formas de Vida SelvagemVizinhança Tradicional

Visão geral

Sem votos

A Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé é a primeira RESEX marinha criada no Brasil, com o intuito de garantir o modo de vida tradicional, a exploração auto-sustentável e a conservação dos recursos naturais renováveis. A RESEX do Pirajubaé foi criada por meio do Decreto nº 533, de 20 de maio de 1992, com uma área aproximada de 1.444 ha ( mil quatrocentos e quarenta e quatro hectares). A Reserva localiza-se na região urbana da Ilha de Santa Catarina, município de Florianópolis, abrangendo ecossistemas marinhos e de manguezais, sendo que o principal recurso explorado pelas populações tradicionais é o berbigão (Anomalocardia brasiliensis), pequeno bivalve que ocorre nos bancos arenosos e lamosos da Baía Sul.De domínio mínimo é uma área utilizada por populações tradicionais, cuja sobrevivência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte. Tem como objetivos básicos proteger os meios da vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade. As áreas particulares incluídas em seus limites devem ser desapropriadas. No Brasil, a Reserva Extrativista é gerida por um conselho deliberativo, presidido pelo órgão responsável por sua administração e constituído por representantes de órgãos públicos, de organizações da sociedade civil e das populações tradicionais residentes na área, conforme se dispuser em regulamento e no ato de criação da unidadeA Reserva Extrativista é uma área utilizada por populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte, e tem como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade.

Location:

Javascript is required to view this map.

Comentários

Enviar novo comentário

  • Tags HTML não são permitidas
  • Linhas e parágrafos quebram automaticamente.

Mais informações sobre opções de formatação

Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.

Connections

Compare related sites, explore the related maps, find out about volunteering, how to get here and more. Soon, you will find ways to share this map here, too.

Getting Here

Every site using the same primary Icon on Open Green Map is automatically linked here. You can compare different approaches and solutions on this map and others around the world.
Related Sites Worldwide
Choose a connections category from the list on the left.

Multimedia

Reserva Extrativista do Pirajubaé

image added by Extensão UNISUL

add photo, video, PDF

Impacts

No impacts have been left for this site yet - be the first!

Enviar novo comentário

  • Tags HTML não são permitidas
  • Linhas e parágrafos quebram automaticamente.

Mais informações sobre opções de formatação

Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.
Donate to GreenMaps