Mercado Municipal de Curitiba
Visão geral
O abastecimento alimentar sempre foi problemático para os governantes de Curitiba. No início do século 19, a valorização da erva-mate no mercado internacional agravou a situação por causa do aumento do número de engenhos e a decorrente redução de agricultores que cultivavam os alimentos básicos. Ao mesmo tempo em que a economia e o comércio urbano se expandiam, a população sentia os reflexos da carestia de gêneros alimentícios.
Enquanto os engenhos de mate se espalhavam na região onde hoje se situa o bairro Rebouças, os proprietários, conhecidos como "barões do mate", e que enriqueceram às custas da erva colhida e processada, e depois exportada para várias partes do Brasil e até do mundo, construíram palacetes cada vez mais sofisticados, e tomaram conta do atual bairro do Batel. O acesso era feito pela antiga Estrada do Matto Grosso, a atual Rua Comendador Araújo.
A primeira proposta para a construção de um mercado público para vender frutas e verduras foi feita por volta de 1820. Também se definiu que a carne seria vendida somente nos açougues públicos, cabendo à Câmara Municipal fazer o regulamento e escolher o local. Mas, ao invés da construção de um novo mercado, foram comprados vários imóveis - as casinhas" -, localizadas perto do pátio da Matriz (na atual Rua Saldanha Marinho), e arrendadas aos permissionários. Perto dali estava o açougue, regulamentado pela Câmara.
Location:
Comments (2)
Connections
-
-
- Curitiba - PR
- Curitiba
- Curitiba, PR
-
- United States
- BerlinGermany
- FlorianópolisBrazil
- United States
-
- North PortUnited States
- Walled lakeUnited States
- Canada
- BaltimoreUnited States
- United States
- Tivoli, NY
- haverstrawUnited States
- United States
- BaltimoreUnited States
- JessupUnited States
- United States
- BaltimoreUnited States
- SarasotaUnited States
- OaklandUnited States
- Telford (Tylersport), PA
- New YorkUnited States
- EnglewoodUnited States
- Providence
- BaltimoreUnited States
- New YorkUnited States
Multimedia
denimoraes