Museu da casa da memória

Rua. Henrique Veras do Nascimento.
Florianópolis
SC

Museu da casa da memória

Museu

Visão geral

Sem votos

Há informações que referem-se ao período entre 1867 e 1872 como a fase da construção, na Lagoa da Conceição, de um conjunto de edifícios para sediar a Estação Rádio Telegráfica. Mas a construção dos dois edifícios definitivos que abrigariam a estação Rádio Telegráfica e a Casa de Máquinas - foi iniciada em 1911 pelo engenheiro chefe do distrito da Repartição Geral dos Telégrafos, Antônio Arruda Beltrão.
A inauguração do prédio ocorreu a 12 de Agosto de 1912, mas a estação funcionou somente até 1914.
O prédio principal é um exemplar (único na Ilha de Santa Catarina) da arquitetura típica do período pós revolução industrial.
É um marco da instalação do telégrafo elétrico em Santa Catarina e da influência da Guerra do Paraguai no setor das comunicações.
Foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico do Município em 1974 e em 1985 foi restaurado, sendo cedido pela Empresa de Correios e Telégrafos à Fundação Franklin Cascaes, que o transformou em um espaço cultural, estimulando o resgate da história, memória e cultura locais.
A preservação do folclore, do artesanato de referência cultural, da memória e história local e da cultura popular, está presente nas atividades da comunidade local, concentrando-se algumas atividades no Centro Cultural Bento Silvério, sediado na antiga Estação Rádio Telegráfica. Alí se apresentam grupos de Terno de Reis, Ratoeira, Cantoria do Divino, Pau-de-Fita e Boi-de-Mamão, entre outras manifestações culturais.
São promovidos cursos e oficinas, onde a confecção de rendas de bilro que é passada de mãe para filha, pode ser praticada.

Location:

Javascript is required to view this map.

Comentários

Connections

Compare related sites, explore the related maps, find out about volunteering, how to get here and more. Soon, you will find ways to share this map here, too.

Getting Here

Every site using the same primary Icon on Open Green Map is automatically linked here. You can compare different approaches and solutions on this map and others around the world.
Related Sites Worldwide
Choose a connections category from the list on the left.

Multimedia

Museu

image added by ECODESIGN UNISUL

Impacts

No impacts have been left for this site yet - be the first!

Donate to GreenMaps