SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgotos

Rua Arthur Cândido de Almeida, 114
Mogi Mirim
SP 13800-309

SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgotos

Solid Waste Transfer Station

Visão geral

Sem votos

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) completou, no dia 25 de dezembro de 2005, 50 anos de construção de seu primeiro sistema de tratamento e distribuição de água do município.
A obra foi realizada pelo ex-prefeito José Teóphilo Albejante, o Bepe, que através de um convênio com a Secretaria da Viação e Obras Públicas e a Caixa Econômica Estadual conseguiu liberar os recursos para viabilização da obra. Na ocasião, o deputado Paulo Teixeira de Camargo e o governador Lucas Nogueira Garcez tiveram papel determinante na realização da obra.
As instalações foram inauguradas com pompa, afinal, além de uma estrutura de vanguarda para a época, equipamentos importados da Alemanha e Estados Unidos foram adquiridos pelo serviço de água e esgoto. Na ocasião, o Saae não era uma autarquia e sim um departamento.
Todo esforço realizado por Albejante naquela ocasião visava evitar que a cidade passasse novamente pela calamidade registrada em 1952, quando os mananciais se limitaram a um pequeno fio d’água. A preocupação era garantir água para todos com qualidade. Para isso, foram instalados novos tubos na rede distribuidora e filtros que mantinham a qualidade do produto. Uma enorme caixa em alvenaria foi construída – onde hoje funciona a sede da autarquia - e a água bruta era decantada e clorada antes da distribuição.
Toda água que servia a cidade na década de 50 era coletada no Rio Mogi Mirim. O material era bombeado para os depósitos localizados na parte alta da rua Monsenhor Nora, percorrendo cerca de dois quilômetros, antes do tratamento. De lá, o abastecimento era feito por gravidade, já que na ocasião o bombeamento era precário devido à constante falta de energia elétrica.

0800 165195
+55 19 38059900

Location:

Javascript is required to view this map.

Comentários

Connections

Compare related sites, explore the related maps, find out about volunteering, how to get here and more. Soon, you will find ways to share this map here, too.

Getting Here

Every site using the same primary Icon on Open Green Map is automatically linked here. You can compare different approaches and solutions on this map and others around the world.
Other Sites on Map

n/a

Related Sites Worldwide
Choose a connections category from the list on the left.

Multimedia

Registered users can post photos, videos, and documents here.

Impacts

No impacts have been left for this site yet - be the first!

Donate to GreenMaps