Rio Belém

Área Adequada para Pedestres

Visão geral

Sem votos

Silvia Silva nos enviou uma foto de uma ponte localizada no Rio Belém na Avenida Cândido de Abreu, em Curitiba. De acordo com Silvia, trata-se de um lugar aparentemente simples mas que tem uma magia difícil de explicar.

O Rio Belém nasce e deságua no município de Curitiba (Paraná, Brasil). Sua nascente localiza-se no bairro Cachoeira, e sua foz – junto ao rio Iguaçu – no bairro Boqueirão.
É o rio principal da bacia hidrográfica do Rio Belém, uma das 39 sub-bacias hidrográficas do Alto Iguaçu e uma das 6 bacias hidrográficas que banham Curitiba. Possui aproximadamente 17,13 km de extensão e tem como afluentes os rios: Água Verde, Fanny, Ivo e Parolin.
A bacia do Rio Belém abrange aproximadamente 87,80km2 de área drenada. Banha uma área intensamente urbanizada, um dos principais motivos pelos quais o Rio Belém foi “quase que totalmente canalizado para dar espaço a construções” (IAP, 2009, p. 51) [1], além de para minimizar problemas com enchentes em algumas áreas urbanas, como no caso da Rua Mariano Torres.
O rio Belém apresenta atualmente o maior índice de poluição hídrica dentre os rios que banham a cidade de Curitiba, destacando-se como principais causas: “deficiência de esgotamento sanitário, resíduos sólidos e ocupações desordenadas e irregulares” (IAP, 2009, p. 51) [1]. A causa maior é a destinação inadequada de “esgotos domésticos tratados ou tratados com baixa eficiência” (IAP, 2009, p. 100) [2], ou seja, predomina a poluição de origem orgânica.
Há projetos voltados à revitalização do Rio Belém, a exemplo da criação do Parque Municipal Nascentes do Rio Belém, em 2001, no bairro Cachoeira. Outros exemplos são: o projeto de recuperação do Rio Belém norte, juntamente com o Rio Uvu, e o projeto de revitalização do Rio Belém da PUCPR, que inclui o mapeamento das nascentes do rio por pesquisadores dessa instituição.

Location:

Javascript is required to view this map.

Comentários

Connections

Compare related sites, explore the related maps, find out about volunteering, how to get here and more. Soon, you will find ways to share this map here, too.

Getting Here

Contacts

Every site using the same primary Icon on Open Green Map is automatically linked here. You can compare different approaches and solutions on this map and others around the world.
Other Sites on Map

n/a

Related Sites Worldwide
Choose a connections category from the list on the left.

Multimedia

Rio Belém

added by Curitiba Brasil

flag

Impacts

No impacts have been left for this site yet - be the first!

Donate to GreenMaps