Sesamm - Serviços de Saneamento de Mogi Mirim

Rodovia Dr. Amador Jorge de Siqueira Franco, KM 4
Mogi Mirim
SP 13.805-021

Sesamm - Serviços de Saneamento de Mogi Mirim

Waste Water Treament Plant

Visão geral

Sem votos

75% do esgoto já começam a ser tratados com inauguração da ETE
A obra vai permitir que aproximadamente75% do esgoto gerado no município começarão a ser tratados.

O projeto de construção da ETE contempla quatro etapas. As duas fases iniciais já estão prontas, com capacidade de vazão de 150litros/segundos.

As etapas seguintes estão programadas para serem concluídas em meados de 2020 e 2030.

Até o momento, a SESAMM (Serviço de Saneamento Mogi Mirim) – concessionária responsável pelas obras e operação do sistema - investiu cerca de R$ 45 milhões.

O consórcio formado pelas empresas OHL Meio Ambiente, Sabesp e TGM ETEP teve origem em 2008, mediante abertura de licitação para construção e implantação do sistema de esgoto.

Foram construídos também coletores troncos e interceptores para escoamento do esgoto até a E.T.E.

“Construímos 16 km de emissários, como o coletor Lavapés, o coletor Mogi Mirim, que se estende desde a Praça Lions até a SP 340 e da SP 340 até a estação da ETE”, explica o diretor-presidente da SESAMM, Carlos Roberto Ferreira.

O coletor que tem apresentado dificuldades para conclusão é o localizado na Avenida Adib Chaib. Inicialmente, o projeto previra a execução deste trecho em vala a céu aberto. No entanto, ao iniciar o processo de construção, foi constatada fragilidade na capacidade de suporte do solo devido à permeabilidade e concentração excessiva de água.

Ocorreu alteração no método de construção modificando-se para o método não destrutivo. O resultado foi considerado ineficaz devido à quantidade de entulho.

“Optou-se, posteriormente, pelo modelo MATM que consiste em uma escavação manual em que é colocado um túnel metálico para que depois sejam inseridos os tubos para escoamento do esgoto”, enfatiza Ferreira.

Já o sistema operacional na ETE, segundo Ferreira, será de maneira simples. A fase de pré-tratamento envolverá mecanismos de remoção dos conteúdos sólidos, como pontas de cigarro, preservativos, palitos de fósforo e dentes. Estes materiais serão separados e encaminhados como lixo doméstico ao aterro sanitário.

Excluídos os sólidos, passa-se por um processo biológico por meio de aeração, em que microorganismos se alimentam de matérias orgânicas do esgoto e se processe a limpeza.

Após, efetua-se o processo de decantação, separando a sujeira em forma de lodo. Já a água prossegue para uma câmera de desinfecção com hipoclorito e depois é lançada no Rio Mogi Mirim por meio de emissário.

Para Carlos Roberto Ferreira, existe uma série de benefícios com o funcionamento da E.T.E.

“Benefício muito grande ao meio ambiente porque o esgoto será tratado e então lançado ao Rio Mogi Guaçu sem agressão ao meio ambiente. Outro benefício é para a saúde, pois cada real investido no sistema de tratamento será economizado nos custos de saúde e também favorece a transferência de tecnologia, já que a construção e manutenção da estação requerem tecnologia específica”, conclui Ferreira.

Fone:+ 55 19 3804-9033

Location:

Javascript is required to view this map.

Comentários

Connections

Compare related sites, explore the related maps, find out about volunteering, how to get here and more. Soon, you will find ways to share this map here, too.

Getting Here

Every site using the same primary Icon on Open Green Map is automatically linked here. You can compare different approaches and solutions on this map and others around the world.
Other Sites on Map
Related Sites Worldwide
Choose a connections category from the list on the left.

Multimedia

Projeto Verde Água - Mogi Mirim

video added by Interior SP - Brazil

flag

Impacts

No impacts have been left for this site yet - be the first!

Donate to GreenMaps